Compra Mínima de R$100,00 em todo site

A História do Shoyo

O Shoyu Maruyama compõe-se de grãos de soja, trigo ou milho, sal e água. Em temperatura ambiente a fermentação é mantida por no mínimo seis meses. Mais interessante que o processo é a história deste molho que reascende a mais de 2.000 anos, capaz de acrescentar sabor e aroma especiais a qualquer prato.
A principal matéria prima, a soja, originária da China e cultivada a pelo menos 3.500 anos, e deu origem ao shoyu, que é porém uma invenção mais recente, de 1.100 anos AC a 250 anos AC já era considerado nesta época (a soja) um dos melhores alimentos, o seu transporte era muito importante para se manter todos os seus valores nutricionais e para que não se deteriorassem no percurso deveriam ser conservados com molho de soja, era a norma. Primeiro como pasta, o Japão desenvolveu seu próprio molho em forma líquida.
Atualmente soja e seus derivados transformaram-se através de acurados estudos de cientistas como elemento de importantes propriedades medicinais, tanto que, só nos Estados Unidos seu consumo cresceu em 35%.
Embora milenar, no Brasil o consumo de soja não ultrapassa a 2% de sua produção, sendo o restante exportado.
Hoje o consumo do shoyu ultrapassa a ocidentalização dos sushís e sashimis para uma preocupação maior, a manutenção de uma vida mais saudável, através da soja e um dos seus derivados, que é o shoyu (molho de soja) como imprescindível na manutenção da saúde. Nós fabricantes do Shoyu Maruyama, temos como primordial esta preocupação: sabor, aroma com qualidade que faz a nossa marca.

Irmãos Maruyama

A empresa Irmãos Maruyama Ltda. foi fundada em 1937 pelo imigrante japonês Takeo Maruyama. Em busca de uma nova vida, ele desembarcou no porto de Santos acompanhado de sua esposa Kinue Maruyama. De lá, seguiu para a cidade de Marília, no interior paulista, onde abriu uma pequena empresa para fabricar molho de soja e saquê. Devido à falta de algumas matérias-primas, a produção de saquê foi descontinuada. A dedicação exclusiva ao shoyu levou a marca Maruyama à liderança do mercado na década de 1970, levando para diversas regiões do Brasil um produto até então só conhecido pela colônia japonesa e restrito aos estados de São Paulo e Paraná.

Hoje a empresa Irmãos Maruyama é administrada pelo Sr. Joji Maruyama, um dos cinco filhos do Sr. Takeo Maruyama. Ainda na mesma Avenida Pedro de Toledo, onde foi fundada, a fábrica conta com instalações, equipamentos e suprimentos mais modernos.

Arte familiar cujos segredos costumavam ser guardados a sete chaves, a tecnologia de fermentação do shoyu, assim como de outras fermentações tradicionais, ainda é cercada de delicados e importantes pormenores, considerados informações confidenciais. O shoyu é obtido da fermentação da soja com o trigo ou outro cereal, como a cevada, e acrescido de sal. Usado como flavorizante ou componente nutritivo em muitos países orientais, como Japão, Coreia, Cingapura, China, Tailândia, Filipinas, Indonésia e Malásia. Além de substituir o sal, o shoyu reforça o sabor e a coloração de carnes, frutos do mar e vegetais.

Seu consumo deve ser moderado, pois uma colher de sopa de molho shoyu traz quase toda quantidade de sódio que um adulto deveria ingerir em um almoço. Pensando nos riscos que o sódio pode trazer para as pessoas hipertensas, a Maruyama desenvolveu um novo shoyu onde há uma redução de 70% de sódio e zero açúcar. Assim, todos podem utilizar esse condimento aproveitando seus inúmeros benefícios.


IRMÃOS MARUYAMA LTDA.
Av. Pedro de Toledo, 1690 - Marília - SP
Razão social: Maruyama Atacadista e Representações Ltda
Nome da Empresa (fantasia): Maruyama
CNPJ: 51.779.404/0001-66
Tel.: 14 3433-4613
www.shoyumaruyama.com.br